O Curso de Especialização em Metodologia do Ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras surgiu do debate da construção de um projeto promovido pelos Colegiados de Letras, Língua Inglesa e Língua Francesa, do Departamento de Educação do Campus II, UNEB, após várias reflexões sobre a necessidade de um programa de pós-graduação que contemplasse os professores e demais profissionais da educação relacionados às línguas estrangeiras.

Esse debate foi conduzido por professores dos dois colegiados em comissão mista com o finco de produzir o projeto que contemplasse a necessidade dos licenciados e bacharéis dos Cursos de Letras com línguas estrangeiras interessados em ampliar a sua formação acadêmica. Nesta primeira versão, o curso contemplará as demandas voltadas para as línguas estrangeiras Inglesa e Francesa.

1 – Identificação do curso

1.1 TÍTULO
Metodologia do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

1.2 DEPARTAMENTO
Departamento de Educação – DEDC II

1.3 CAMPUS
Campus II – Alagoinhas – Bahia

1.4 COLEGIADOS RESPONSÁVEIS
Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas
Colegiado de Letras, Língua Francesa e Literaturas

1.5 GRANDE ÁREA E ÁREA DO CONHECIMENTO
Grande área: Linguística, Letras e Artes
Área do conhecimento: Linguística Aplicada

1.6 LOCAL DE REALIZAÇÃO
Departamento de Educação – Campus II – Alagoinhas – Bahia

1.7 COORDENAÇÃO
Coordenador: Perola Cunha Bastos
Vice-coordenadora: Camila Leite Oliver

2 – Objetivos do curso

Geral:

Possibilitar a formação continuada de professores de línguas estrangeiras, proporcionando análises e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas na Educação Básica, debatendo aspectos da multiculturalidade e linguagens.

Específicos:

a) Discutir aspectos e abordagens de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, trazendo para o debate problemas locais enfrentados pelos profissionais de ensino;

b) Fomentar a análise e pesquisa sobre o ensino-aprendizagem de literaturas e outras linguagens, focalizando as línguas estrangeiras nas escolas públicas;

c) Promover a compreensão sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras através de leitura, compreensão e produção de gêneros discursivos literários e não literários;

d) Desenvolver projetos de pesquisa que promovam a produção científica sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras na região.

e) Desenvolver a competência intercultural crítica, através de estudos e pesquisas sobre processos relativos à cultura, interculturalidade e multiculturalidade.

3 – Linhas de pesquisa do curso

As atividades do curso estão vinculadas às seguintes linhas de pesquisa que são contempladas pelas áreas de conhecimento do curso de pós-graduação lato sensu:

I – Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras.
II- Linguagens, culturas e processos discursivos.
III – Literaturas, artes e culturas contemporâneas.
IV – Constituição histórica e política das Línguas Estrangeiras.

4 – QUADRO DOCENTE PGMEALE

DOCENTESTITULAÇÃOVÍNCULO COM A UNIVERSIDADE RESPONSÁVEL PELOCURSO
  SIMNÃO
Adilson da Silva CorreiaMESTREX 
Bárbara Cristina dos Santos CarneiroDOUTORAX 
Camila Leite OliverDOUTORAX 
Detoubab NdiayeMESTREX 
Eliana Santos SouzaMESTREX 
Edna Suzart de AraujoESPECIALISTAX 
Jamile de Oliveira SilvaMESTREX 
Jacilene Félix MouraMESTREX 
Jessica Carneiro da SilvaMESTREX 
Kelly Krause CunhaESPECIALISTAX 
Lucila Carneiro Santos de Souza MoeiraMESTREX 
Manoel Barreto JúniorDOUTORX 
Marcos Antônio Maia VilelaMESTREX 
Margarete Nascimento dos SantosDOUTORAX 
Pérola Cunha BastosMESTREX 
Risonete Lima de AlmeidaDOUTORAX 
Silvia Maria dos Santos MarinhoMESTREX 
William de Lima MaiaMESTREX