I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DAS LINGUAGENS, LITERATURAS E CULTURAS FRANCÓFONAS

O I COLÓQUIO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DAS LINGUAGENS, LITERATURAS E CULTURAS FRANCÓFONAS fundamenta-se como um relevante evento para a comunidade acadêmica da UNEB, Campus II – Alagoinhas e, sobretudo, para a comunidade local e cidades circunvizinhas, pois agregará valor científico a todos os envolvidos , principalmente, aos docentes e discentes do Curso de Língua Francesa e Literaturs . Vale destacar a importância de promover atividades em que haja “le partage” e a integração de conhecimentos entre os vários componentes que integralizam o curso de Língua Francesa e outros cursos. O tema que norteia este evento nessa 1ª edição trata da Interculturalidade: língua, literatura e história., tem provocado importantes discussões no meio acadêmico. Assim, com a realização desse evento, objetiva-se proporcionar reflexões acerca de deslocamento e da interculturalidade em suas manifestações, assim como, fazer reflexões sobre pertencimento a uma cultura, a uma comunidade. Além disso, o fato de trabalharmos com pesquisas em Língua Francesa, isso torna-se um relevante instrumento para se ter noção de aspectos culturais de outras realidades, que oportuniza ampliação de nosso campo de visão social, o que nos permitirá conhecer e entender melhor o outro. Nesse contexto, o Curso de Língua Francesa, UNEB – Campus II, dialoga com as várias possibilidades que a língua estrangeira pode oferecer a uma determinada comunidade, em relação ao conhecimento da relação e interação com o outro. Essa compreensão ratifica a necessidade dos Colegiados de Letras Língua Francesa se mobilizar para pensar e organizar um evento acadêmico científico que aumente a abrangência da Universidade na formação de seu público-alvo e dialogue de forma efetiva com a comunidade a qual está inserida, na perspectiva de proporcionar momentos de interação com o mundo social, mas também entrar em contato com outras culturas. Assim, a ênfase dada à interação ao ensino da língua estrangeira e ao ensino de literaturas de língua estrangeira transforma-se em instrumento determinante para uma comunicação concreta, pois oportunizará uma melhor compreensão da percepção da pluralidade cultural que perpassa e norteia o ensino-aprendizagem de outras línguas na atual conjuntura.

Programação Definitiva